JORNAL A TRIBUNA - 26/09/2024 A 05/10/2024

Itinga mostra nestas eleições, uma formação curiosa, o jeito masculino de administrar contra o detalhe feminino de fazer polĂ­tica

Alguns bons motivos para eleger Vete Botelho prefeita de Itinga do Maranhão

Por Ricardo Becker em 23/10/2020 às 11:23:21
Vete Botelho, Luiz Bila e Lúcio Flávio

Vete Botelho, Luiz Bila e Lúcio Flávio

Em Itinga do Maranhão para estas eleições, o que vemos em nĂ­vel polĂ­tico-social, é uma mulher que sabe e tem experiĂȘncia em liderança, com habilidades e competĂȘncias polĂ­ticas que não deixam margens de dĂșvidas, Vete Botelho, tecnicamente falando, faz parte do rol das lĂ­deres com habilidade e competĂȘncia prĂĄtica no que se refere as polĂ­ticas pĂșblicas. O mais curioso é, que o artigo trata da importância de se ter uma mulher a frente do governo municipal, o que reforça a minha teoria de que Luiz Bila e LĂșcio FlĂĄvio precisam e dependem das mesmas, só que de maneiras diferentes, ambos, colocam as mulheres sempre na retaguarda, ou seja, coadjuvantes. Um, carrega uma mulher como vice, o outro, entregou as finanças do povo nas mãos da sua esposa. Mas quem é melhor gestor? Quem de fato pode dar ao povo de Itinga mais qualidade de vida? Quem tĂȘm mais influĂȘncia polĂ­tica no trato com o poder?

Vejamos

No setor pĂșblico, o gestor tem a função de atender a demanda definida pela linha de ação, cuja proposta é olhar de maneira simples e direta as demandas de toda uma cidade em relação às expectativas do povo cidadão. Este mesmo gestor, que na linha de ação precisa gerir de forma inteligente os recursos humanos e materiais existentes, precisarĂĄ carregar em si, caracterĂ­sticas muito especĂ­ficas, para crescer. Itinga precisarĂĄ de um olhar especĂ­fico, com habilidade e competĂȘncia prĂĄtica para levar a cidade rumo ao futuro.

tem ao seu lado, um vice homem (Paulo Birita) e um Deputado (Zé InĂĄcio), que teve que se render a sua visão polĂ­tica para esta eleição, ela estĂĄ a frente de toda articulação e dos modus operandis de sua campanha, nada é falso, tudo é de coração e pautado dentro de uma fundamentação polĂ­tica. JĂĄ com relação aos adversĂĄrios, nesta eleição, temos um Luiz Bila que carrega uma mulher em sua campanha (sua vice, Alzenir, não foi escolhida a toa), Alzenir, é organizada e guerreira, mas falta-lhe o que Vete tem de sobra, competĂȘncia, habilidade e influĂȘncia polĂ­tica. JĂĄ com relação ao prefeito e candidato pelo PSDB, LĂșcio FlĂĄvio, não precisa muito para saber que lhe faltam habilidades no trato com pessoas, em especial, os jovens, nas responsabilidades de manter as contas de despesas da prefeitura em dia, é sabido que ele não gosta de honrar seus compromissos polĂ­ticos e consequente a isso, os da prefeitura, este, precisou jogar no colo de sua esposa, toda responsabilidade financeira da prefeitura, ela faz o que pode, pois, os compromissos são muitos e o dinheiro é pouco, por quĂȘ?

Diferenças a olhos vistos

A diferença de gĂȘnero influi na qualidade gestora? Este ou aquele sexo é superior para a função que pretende? As diferenças de cérebro masculino e feminino interferem na ação e desempenho de um gestor pĂșblico, sendo possĂ­vel garantir que um é superior ao outro?

Até relativamente pouco tempo essas questões não apareciam. Havia uma ética hipócrita que não permitia aceitar diferenças expressivas em funções profissionais e os estudos sobre o cérebro humano e sua ação na conduta da pessoa, ainda navegavam em oceano primitivo.

O cérebro humano é mais simétrico na mulher que no homem. As mulheres possuem quantidades mais expressivas de matéria cinzenta, contam com cerca de 11% a mais de neurônios nas ĂĄreas pré-frontais e temporais e, por essa razão, possuem processos de compreensão, linguagem e memória superior. Sem falar, que na gestão pĂșblica a mulher é menos corrupta e corruptora do que os homens.

A resposta não é fĂĄcil e, certamente, o melhor candidato seria aquele ou aquela que sem abdicar das qualidades pessoais, pudesse também, consolidar todos seus afazeres em um Ășnico raio de ação. Vete Botelho é mulher, mãe, esposa, polĂ­tica, amiga, candidata, articuladora e lĂ­der nata de uma campanha que a todo momento diz ser ela a melhor opção para governar Itinga no próximo ano.

Destaquei cinco pontos (caracterĂ­sticas) em que Vete Botelho literalmente é superior aos demais

Estas cinco caracterĂ­sticas, são as mais importantes e que formam um bom gestor pĂșblico capaz de operar mudanças e melhorias pontuais na cidade. Entre os trĂȘs, Vete, Bila e LĂșcio, estes, deverão ser pessoas que se incomodam com o status quo. E aĂ­, fica difĂ­cil vocĂȘ separar estando do lado de fora se aquele incomodo é em benefĂ­cio próprio ou da sociedade. O ideal que fosse em benefĂ­cio da sociedade. Sendo assim, Vete Botelho, fez deste incomodo, um motivo para colocar seu nome e hoje estĂĄ a frente nas pesquisas.

Nesta campanha, não vimos os homens questionando nada, mas se olharmos para todas as reuniões e caminhadas promovidas por Vete Botelho, veremos o contrĂĄrio disso. É mais que importante que o gestor pĂșblico seja questionador o suficiente para entender o que estĂĄ acontecendo em sua gestão. O gestor precisa se envolver, precisa saber, por exemplo, porque precisa de uma escola integral em um determinado bairro? precisa entender, porque precisa qualificar um professor? entre tantas demandas internas e externas de sua gestão.

Energia, para suportar, verificar, analisar e agir. Se formos pontuar a forma com que cada um chegou, digo sobre o peso de cada responsabilidade, Vete Botelho, por ser mulher, dentro de um universo machista, foi a que mais gastou energia. Muitas vezes um polĂ­tico de carreira ou alguém que estĂĄ navegando hĂĄ muito tempo nessa parte polĂ­tica, não necessariamente tem a energia para trazer mudanças, mas Vete, mostrou, e tem demonstrado, uma nova postura dentro de tudo que viveu na polĂ­tica ao longo de sua vida pĂșblica.

Dentro da polĂ­tica, a caracterĂ­stica mais apreciada, é a da capacidade e habilidade polĂ­tica, algo muito importante, o fato é, que essa pessoa precisa saber aliar habilidades técnicas, com habilidades politicas. Na verdade, nem precisa ser uma habilidade polĂ­tica aguçada, mas mĂ­nima, para poder transitar pelo poder pĂșblico. Isso é fundamental para tirar as coisas do papel, e Vete Botelho, diante de seus dois principais adversĂĄrios, carrega isso com sobras.

Por Ășltimo, não mais que importante, ser ambicioso na polĂ­tica quando o assunto é gestão municipal, se faz mais do que necessĂĄrio. Se uma pessoa é qualificada e tem vontade de fazer a diferença, ela deve chegar no setor pĂșblico com ambição, note, Vete Botelho, jĂĄ foi prefeita, deputada, articuladora, hoje, esposa de um influente deputado estadual, entre tantas funções importantes dentro da polĂ­tica, sempre almejando postos ou cargos em que seja possĂ­vel, fazer a diferença de verdade. Com isso, ela sempre esteve a frente dos holofotes polĂ­ticos, podendo assim, angariar o melhor para Itinga, sua terra

Diante deste quadro exposto, Vete Botelho, é de fato, a melhor opção para vocĂȘ cidadão. E para o dia 15 de novembro, leve isso em consideração.


Fonte: Atribuna

Comunicar erro

ComentĂĄrios