Seguindo a orientação do SNAS - Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social, a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em parceria com SEDES de Imperatriz estão realizando uma pesquisa que vai apoiar a construção de políticas públicas nacionais para a população indígena de venezuelanos migrantes no Brasil.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Cidadania, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Aqui em Açailândia, temos 26 famílias venezuelanas, composta por 103 pessoas. Foi no SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Vila Capelloza que aconteceu o encontro para a realização da pesquisa de monitoramento e deslocamento da população indígena migrante venezuelana.
Participaram desta ação servidores da SEMAS de Açailândia e de Imperatriz. Claudia Miranda de Jesus Lima - assistente social, e Antonieta Santana Carvalho - orientadora social, da SEDES de Imperatriz; e Wanderson Silva Santos - Coordenador do Abrigo Reviver em Imperatriz.
O complexo mapeamento objetiva identificar a população indígena migrante venezuelana no Brasil, a fim de conhecer a auxiliar na sistematização da presença deles em nossa cidade, como vivem e o risco frente à Covid-19.
Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia