Buscando conscientizar jovens da Escola Municipal Sarah Kubistchek, a Prefeitura de Açailândia, com apoio da Faculdade de Medicina FAMEAC-IDOMED, da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola – PSE Educação e Saúde, promoveu no dia 29 de abril, uma palestra socioeducativa, tendo como tema arboviroses (doenças transmitidas por insetos), saúde sexual e reprodutiva na adolescência.
A iniciativa é do professor e enfermeiro da UBS Ouro Verde, Clelson Gomes da Silva Pessoa, coordenada pelo Programa Saúde na Escola, onde políticas de saúde e educação estão voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ministrada pelos universitários da Faculdade de Medicina FAMEAC-IDOMED, sob a supervisão do Prof. Clelson, buscou intensificar o trabalho educativo para reduzir os números de casos de dengue, zika e chikungunya, também conhecidas como arboviroses, sobre as principais medidas de prevenção destas doenças, que consistem basicamente na eliminação dos criadouros de seu mosquito transmissor. O objetivo é que estes estudantes se tornem multiplicadores e propaguem o conhecimento adquirido para suas famílias, vizinhos e amigos.
Foram abordados pelos palestrantes orientações sobre HIV/AIDS e Infecções sexualmente transmissíveis (IST"s) como sífilis e hepatites, os métodos contraceptivos, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de medidas de prevenção e consequências da gravidez na adolescência e como afetar o lado emocional e psicológico da gestante. A ação foi mais uma oportunidade para os alunos sanarem suas dúvidas e se informarem de forma correta sobre um tema tão sensível e importante.
Essa é mais uma ação com foco na saúde dos adolescentes, que vem sendo realizada nas escolas e SCFV – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em nosso município.
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você
Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia