05 DE AGOSTO | DIA NACIONAL DA SAÚDE

Por Jota Silva em 05/08/2022 às 15:29:11

Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, instituído pela Lei 5.352, de 1967 com o objetivo de despertar na população a consciência do valor da saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a definição de saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

A data também celebra a memória do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872 e importante personagem na história do combate e erradicação de várias epidemias como a febre amarela, peste bubônica e varíola em nosso país, além de ser o fundador em 1900, do Instituto Oswaldo Cruz, hoje Fundação Fiocruz, uma entidade com reconhecimento internacional. Em tempos onde a disseminação de informações era extremamente limitada se comparado com o cenário atual, o sanitarista propôs campanhas de saneamento básico, cuidados com a higiene e vacinação, o que, nos dias de hoje é consenso entre médicos e cientistas especializados em saúde pública.

A reflexão principal da comemoração da saúde na data de hoje é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde e trazer debates sobre o nosso sistema de saúde. A melhor forma de comemorar essa data tão importante, é adotando hábitos saudáveis para o equilíbrio da mente e do corpo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Açailândia

Comunicar erro

Comentários